Wine 2 all

Quinta de Santiago

Quinta de Santiago

A Quinta de Santiago, construída em 1899, pertenceu aos ascendentes de Maria de Lima Esteves Santiago e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situada em Monção Vila Raiana Portuguesa, na Sub-Região de Monção e Melgaço, a Quinta tem 9 hectares dos quais 6 plantados com vinha com idade entre 3 a 9 anos, exclusivamente em solos franco argilosos.

 

Durante cerca de 100 anos a Quinta de Santiago teve como principal atividade a produção de vinhos, azeite, tremoço, cereais, fruta etc. para auto consumo.

 

Em 2009, pela mão do neto e bisnetos do inicial proprietário e com a tradição secular de produção de vinhos a família decidiu dedicar a sua vida à atividade de produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria.

 

Foi nesse mesmo ano, que se iniciou uma profunda reestruturação das vinhas, tendo como objetivos primordiais a produção da mono casta Alvarinho e a utilização de sistemas de plantação e condução que permitissem um melhor desenvolvimento vegetativo.

 

As novas vinhas foram plantadas em áreas claramente definidas, rompendo com a tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela. Com a homogeneização dos tempos de tratamento, maturação e apanha, a melhoria da eficácia dos processos é evidente, traduzindo-se numa produção de qualidade muito mais constante e controlável, e economicamente mais eficaz.

 

A antiga Adega situada por baixo da casa serve hoje de cenário a almoços gastronómicos e degustações pelos visitantes.

 

A nova adega cuja construção se inicia já em 2013, e com conclusão no fim de 2014, alia a mais avançada tecnologia com uma arquitetura de grande qualidade, o que a torna num dos lugares a visitar.

 

A beleza desta centenária quinta, situada em terras minhotas, e a qualidade do vinho Alvarinho produzido por esta família vinhateira é um convite à sua visita!